21 de junho de 2013

Por que poesia não vende (ou vende?)

do site: A MAGIA DA POESIA, de Fabio Rocha

http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/porque-poesia-nao-vende/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+DaBuscaemPoesiaComPoesia+%28A+Magia+da+Poesia%29

Por que poesia não vende (ou vende?)

Por que poesia não vende (ou vende?)
É um círculo vicioso:
  • O Brasil produz leitores “de menos”, em relação à sua produção editorial. Logo, o problema aqui é de leitura em geral;
  • Temos mais editoras que livrarias, logo, mais livros do que lugar para vendê-los;
  • As poucas livrarias escondem a seção de poesia, justamente por vender pouco, mantendo o círculo vicioso.
Veja abaixo a foto que tirei na FNAC do Barra Shopping ontem (17/6/12), após ter que perguntar a um atendente onde ficava a parte de poesia, por não conseguir achá-la sozinho. Note a altura da prateleira:
porque-poesia-nao-vendePerto do chão e sem plaquinha.
Rastejando, daria pra ler os títulos.
É mesmo uma guerra…
Isso, a meu ver, agrava o  de fato de os sites mais visitados sobre poesia serem um lixo. O Google dominou a internet e simplesmente não consegue selecionar direito sites com conteúdo relevante e sem erros para as primeiras posições das keywords mais procuradas desse universo: poesia, poesias, poemas, versos etc.
Assim, quem busca por poesia recebe na internet um tratamento ainda pior do que nas livrarias: textos alterados e falsas autorias. Isso me estimula a seguir trabalhando na Magia da Poesia com cuidado crescente.
OBS.: Se você é escritor, principalmente se for poeta, recomendo acabar com alguns dos intermediários entre você e seus leitores fazendo um blog ou site. O blogger acho o menos complicado pra se começar. Outras dicas nesse post.
OBS. – Atualizando: A edição do “Toda Poesia“, com a obra completa de Leminski, lançada pela Companhia das Letras em 2013, ultrapassou as vendas até do “Cinquenta tons de cinza” numa semana na Livraria Culturamesmo sob essas péssimas condições descritas acima. Isso mostra que, com uma distribuição e campanha de marketing boas, as grandes massas se interessam por poesia sim. E vende. E muito.
(Postado originalmente em 18 de junho de 2012, atualizado em 21 de junho de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...