28 de maio de 2013

Eldo Schöller, jardineiro de Colinas, RS

Praça ganha o nome do jardineiro de Colinas: Eldo Schöller

Ele nasceu em 1939, em uma época de poucas opções profissionais. Para não “sujar as mãos”, e a pedido do pai, ele seguiu carreira de alfaiate durante 52 anos. Eldo Schöller foi o arquiteto da cidade-jardim. Foi ele que desenhou os contornos verdes de Colinas e ajudou a conferir o título à terra Natal. Como reconhecimento ao trabalho dedicado o homem que tinha medo da morte, pois a incerteza da continuidade de seus jardins o assombrava, a praça por ele desenhada, na esquina das ruas Olavo Bilac com Parobé leva agora a sua assinatura. A aprovação ocorreu na Câmara de Vereadores. É lei, com número e tudo: 1.471/01 de 2013. 

Loiva Schöller é a viúva de Eldo. Ele não viveu para ver o nome estampado na praça que ele projetou. Ela lamenta por isso. Mas a cada forma esculpida, acha um traço do marido. Impossível não chorar, tampouco não relembrar as memórias de uma vida feliz. “Ele era um apaixonado pelo que fazia. Quando chegava em casa, era uma alegria só. Com os jardins ele era imensamente realizado.” Loiva engole o choro e segue. “Todas essas formas que estamos vendo aqui foi ele que desenhou com ferro, tendo como molde os brinquedos do neto.” 


A praça que agora carrega o nome de Eldo deu trabalho. Era um mato. Um terreno vazio, que sobrou da ferrovia, abandonado. Inquieto com o local, ele começou a moldar a imagem. Imprimindo na moldura seu bom gosto. O desenho lateral com plantas foi o primeiro. A ele seguiram as esculturas, canteiros e tudo mais que o olho consegue ver. Para ficar pronta, a praça consumiu quatro anos de dedicação. E uma manutenção frequente. O jardineiro deixou sua marca antes de partir. “Ele sabia que ia morrer. E estava preocupado com isso”, recorda Loiva. Treinou dois para ficar em seu lugar. Em 5 de outubro de 2012, partiu. “É uma saudade muito grande. O Eldo era um homem que se realizava no trabalho e um chefe de família exemplar.” 


Tesoura de corte, pela tesoura de poda

A habilidade com as mãos sempre acompanhou o jardineiro de Colinas. Durante cinco décadas, na costura. Mas quando ele descobriu que conseguia dar formas ao verde e reinventar a vida nos jardins, abandonou os moldes de tecido e a tesoura pequena. Pegou com força na tesoura de poda – tinha três. “Ele foi um ótimo alfaiate, mas foi como jardineiro que ele foi feliz. Nunca, nenhum pai deve obrigar um filho a trabalhar em determinada coisa. Graças a Deus, antes de morrer, Eldo conseguiu se realizar com seus jardins”, conclui a viúva. O marido teve que ir. Mas não está longe. Para cada lado que ela olha vê o Eldo. Vê o amor. Vê a paixão pela vida e enxerga a realização de um homem que viveu para fazer bonita a cidade que tanto amou. 

fonte: Jornal Nova Geração, de Estrela
_______________________________________________________________________________________


Foto "CORVO", de Pedro André Ludwig, premiada no 2º Concurso Fotográfico "Retratando Colinas", de 2010, tem como tema aspectos da Praça Eldo Schöller


O título da foto, 'Corvo', teve inspiração no antigo nome com que se chamava esta localidade, antes de se emancipar do município de Estrela (e há um corvo pousado num dos galhos da árvore).

.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...