26 de agosto de 2011

A Menina do Vestido Azul

A Menina do Vestido Azul


Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.

Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo.


Assim raciocinou o mestre: "é uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito.


Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul." 




Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas.


Ao fim de uma semana, disse o pai:


"Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços?



Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"


E assim fez o humilde casal.


Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências.


Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos, quando por isso passou um político que, bem impressionado, disse:


"É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo".


E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro.


Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem.


E pensar que tudo começou com um vestido azul.


Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país.


Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação. É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul.

 

8 de agosto de 2011

Festival Internacional do Folclore - Nova Petrópolis - RS

Festival Internacional do Folclore - Nova Petrópolis - RS


Banner do Site Oficial do Festival             Nova Petrópolis - RS (foto: Pedro Ludwig)
                          


Folclore do Gaúcho, habitante do Rio Grande do Sul, Brasil


(Extraído do site oficial do Festival do Folclore:)

O Festival Internacional de Folclore é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes, que iniciou de uma forma muito humilde em julho de 1973. Em um texto escrito pelo Sr. José Mário Hansen e editado em 2002, quando da comemoração dos 30 anos do Festival, lê-se:


“Foi um agito! Ensaios rápidos, convites para tradicionalistas, historiadores, garotas fazendo trajes típicos, todos os colaboradores contribuíram de forma voluntária, com muita disposição e alegria. Chegado o momento, foi estupendo. Milhares de pessoas invadiram a cidade, lotando praças, ruas, restaurantes e lancherias, a comida foi pouca para tanta gente. (...) ocorreu uma tempestade à meia-noite de sábado para domingo e as tendas dos expositores, cobertas de lona preta, começaram a despencar, alguns voluntários vieram auxiliar, PM’s segurando estacas, recolocando as lonas, recolhendo materiais que voaram com a força do vento, jovens de todas as idades participaram do socorro, molhados, com frio, mas tudo e todos salvos. Com os obstáculos superados, as dificuldades converteram-se em vitórias e o domingo nasceu com sol brilhando, anunciando que valeu a pena o esforço, coroando com sucesso o evento.” Quando se avalia a dificuldade em criar este evento, fica uma responsabilidade ainda maior em continuar oferecendo este produto cultural ao povo.

Inicialmente, o Festival ocorria apenas em um final de semana do mês de julho. Com o passar do tempo, tomou grandes proporções e ocorre atualmente nas duas primeiras semanas do mês de agosto, trazendo diversos grupos folclóricos oriundos de cidades gaúchas, diferentes Estados desta nação e países de todos os continentes que deixam sua marca registrada, oferecem sua cultura e enriquecem esta grandiosa festa. O evento busca a ampliação da diversidade cultural em todos os segmentos, salientando para a comunidade a importância e a influência do folclore na vida de todos.


Grupo de Danças Folclóricas Internacional, de Nova Petrópolis (Centro)

Venda de artesanato

A presença de grupos de danças, exposição de artesanato, o espaço totalmente interativo com brinquedos folclóricos, livros, artigos, subsídio teórico sobre o folclore, vídeos didáticos e institucionais, os desfiles, a participação das bandinhas típicas, dos coros e dos grupos teatrais e a realização de noites culturais nas comunidades interioranas demonstram o mérito cultural proporcionado por esta rica festa, realizada junto à Praça das Flores, sendo o acesso livre a todo e qualquer público.

O evento é um a parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. A partir das próximas edições terá o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

Algumas fotos do festival:
(todas fotos postadas neste blog são do fotógrafo Pedro André Ludwig - 07/08/2011)


Rua Coberta - Centro de Nova Petrópolis


Praça das Flores, ao lado da Rua Coberta



Praça das Flores, ao lado da Rua Coberta      


==============================
Pedro Ludwig
Estrela - RS
pedro.ludwig@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...